Nascido em Saint-Etienne, o francês Julien Mercier começou sua vida na gastronomia bem cedo.
Aos 14 anos de idade teve o privilégio de iniciar seus estudos em uma das principais escolas da França – a École Hotelière de Thonon les Bains – e, de lá, partiu para estágios em grandes restaurantes de seu país natal, como no La Pyramide em Vienne (duas estrelas Michelin).
Já trabalhou ao lado do chef Thomas Henkelman no Homestead Inn (quatro estrelas do jornal The New York Times) e participou da abertura do restaurante Sketch, de Pierre Gagnaire (duas estrelas Michelin) em Londres.
Casado com uma brasileira, desembarcou no Brasil em 2008 para desbravar os sabores de nossa terra.
Aqui, ele foi chef executivo do hotel Caesar Park de São Paulo durante 3 anos. Após esse tempo, ele sentiu a necessidade de compreender, sentir e pesquisar a versatilidade e complexidade da culinária brasileira, que tanto lhe encanta.
Por isso, iniciou um trabalho no espaço Engenho Mocoto ao lado do Rodrigo Oliveira, onde era responsável pelo laboratório de cozinha brasileira do restaurante Mocotó. O que facilitou sua participação direta na abertura da segunda casa do chef, Esquina Mocotó.
Em 2013, foi chamado para dar uma consultoria completa e ajudar no processo de abertura do restaurante franco americano Le Bilboquet SP.
O desafio foi grande, mas ele não hesitou. “Adaptar o cardápio dessebistrot para o gosto brasileiro e treinar a equipe da cozinha em tão pouco tempo foi uma oportunidade única”, conta Mercier.
O retorno foi quase imediato, sucesso na crítica gastronômica e clientes querendo mais. Com o fim de sua consultoria, ele se organiza para abrir sua própria casa em São Paulo e promete trazer novidade para o mercado de restaurantes paulistanos.
“Sempre com o mesmo carinho pelos produtos e produtores, que respeito tanto”, explica.